De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, ainda não há informação sobre o número de mortos em Samoa Americana -um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia e com população de cerca de 65 mil pessoas.
Holly Bundock, porta-voz da agência, disse que a informação foi confirmada por Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana. Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos.
Reynolds disse a um operador da Yellowstone que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 quilômetro e 1,6 quilômetro em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago.
"O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse Bundock.
Reynolds informou sobre mortes, mas não teve confirmação sobre números, disse ela. "Ele está completamente isolado do resto da ilha", afirmou.
O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, mas depois revisou para 8.